
YouTube lança ferramenta para borrar rostos em vídeos
O YouTube lançou, nesta quarta-feira, uma ferramenta que permite "borrar" rostos em vídeos carregados em seu servidor. De acordo com o Google, o recurso é uma forma de proteger a identidade de manifestantes que aparecem em vídeos de protesto publicados no portal.
Segundo o site Wired, o Google espera que a ferramenta encoraje mais pessoas a usar a internet como forma de protesto. Contudo, a manifestação seria feita de forma segura, já que o anonimato protege os indivíduos de possíveis repressões de governos e grupos criminosos, por exemplo.
A empresa afirma, também, que recurso não é apenas para protestos. Em seu blog, o YouTube mostra outras aplicações da ferramenta, como a proteção da identidade de crianças.
A tecnologia é semelhante à utilizada para impedir a identificação de pessoas e placas de carro no Google Street View. Depois de aplicar o filtro, é possível que o usuário exclua o arquivo original dos servidores do site. Para utilizar o recurso, basta acessar o Gerenciador de Vídeos e, no menu Editar, selecionar a opção melhorias. Na base do vídeo, na seção Additional Features, há o Blur All Faces.